Dicas de Discos

James Brown - The Payback - 1973
              Álbum capa dupla com dois discos de vinil.

É considerado um ponto alto na carreira de James Brown e agora é considerado pelos críticos como um marco funk. The Payback um 1 # R & B hit, é uma de suas canções mais famosas e uma prolífica fonte especial de amostras (samples) para os produtores discográficos . Musicalmente o álbum é amplamente baseado em torno de grooves cíclicos, mas também apresenta desvios em um suave blues sound-base em faixas como "Doing the Best I Can."
 Destaque também para a faixa "Stoned to the Bone", outro groove incomparável do mestre.
                         




Pink Floyd - The Wall - 1979
Álbum capa dupla com dois discos de vinil e dois encartes originais.

The Wall é um álbum conceitual da banda inglesa  de rock progressivo Pink Floyd lançado em 1979. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Aclamado por críticos e fãs como um dos melhores álbuns dos Pink Floyd (juntamente com Dark Side of the Moon e Wish You Were Here), é conhecido como sendo um clássico do rock e as suas canções inspiraram muitos dos músicos de rock contemporâneos.

                                                       

U2 - War - 1983
Álbum de vinil com capa dupla original.
Apresenta uma maior diversificação na instrumentação (incluindo o uso de violinos e de corais femininos) e uma maior sofisticação nas letras, que deixam de lado as dúvidas existenciais dos últimos álbuns para adotarem uma posição crítica em relação aos acontecimentos da época. O exemplo mais óbvio disso é "Sunday Bloody Sunday", canção sobre os conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a nº 10 no Reino Unido.A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano e à realização de uma bem-sucedida turnê daquele país, que rendeu o registro do EP Under a Blood Red Sky, gravado em um show no acidente geográfico de Red Rocks, considerado pela Rolling Stone um dos acontecimentos que "mudaram a história do rock".





Queen - The Game - 1980
Álbum de vinil com encarte original.

The Game é o oitavo disco do Queen.
Apesar de ser britânica, a banda chegou ao primeiro lugar nos EUA com este álbum, que também foi o disco de estúdio mais vendido da banda por lá, chegando a 4 milhões de unidades.
As músicas mais notáveis são "Another One Bites the Dust" com aquele baixo pulsante e pesado e o rockabilly "Crazy Little Thing Called Love",ambas também foram número 1 nos EUA.




Beastie Boys - Licensed to Ill - 1986
        Álbum de vinil com capa dupla original.

Licensed to Ill é o álbum de estreia gravado pela banda Beastie Boys lançado em 1986. Este álbum está na lista dos
200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Foi o primeiro álbum de hip-hop a atingir o topo da parada Pop da Billboard. Atingiu também o número 2 da parada de Hip Hop/R&B. Foi o disco de estréia mais vendido pela gravadora Columbia e vendeu mais de cinco milhões de cópias.
Kerry King do Slayer tocou guitarra nas faixas "(You Gotta) Fight for Your Right (to Party)" e "No Sleep till Brooklyn", e apareceu no vídeo de "Fight for Your Right", que é uma paródia  dos vídeos de heavy metal.
A arte da capa (quando aberta) mostra um Boeing 727 cravado em uma montanha e as palavras "Beastie Boys" gravadas na cauda. A cauda da aeronave tem ainda o logo da Def Jam além de '3MTA3' que se lê 'EATME' (me coma) quando visto em um espelho.

   

David Bowie - Let's Dance - 1983        
    Álbum de vinil com encarte original.

Let's Dance é o décimo quinto álbum de estúdio, gravado em 1983, do cantor e compositor britânico David Bowie.
Este álbum marca o início da mudança de rumos na carreira do cantor, que está mais voltado para o pop rock  e a  new wave, isso é confirmado pela inclusão no álbum da canção Cat People, de autoria de Giorgio Moroder, e pela participação de Nile Rodgers na produção.
A faixa"Let’s Dance" vendeu meio milhão de cópias e foi o primeiro single do disco que também tem "China Girl" e "Modern Love" que estouraram nas rádios de todo o mundo e são faixas que marcaram uma época.
  




Dire Straits - Brothers in Arms - 1985
        Álbum de vinil com encarte original.

Brothers in Arms é o quinto album da banda de rock inglesa Dire Straits.
Além de ser o álbum mais vendido da banda, está também entre os 10 discos mais vendidos na Inglaterra de todos os tempos e vendeu 30 milhões de cópias ao redor do mundo.
As faixas mais famosas são "Money for Nothing" que estourou com o clip na MTV, "So far Away", "Walk of Life" e "Your Latest Trick".
 



 
ICE MC - Cinema - 1990
 Disco Single de vinil importado, alemão 45 rpm, 1990 original e sem uso, novíssimo.
Contém a versão original que tocava nas rádios + 2 Remixes e uma faixa Dub.
Edição limitada com capa original deste grande sucesso das pistas onde o rapper grita os nomes dos grandes atores e atrizes de Hollywood como: John Wayne, Eddie Murphy, etc...





Pink Floyd - Atom Heart Mother - 1970
Álbum de vinil com capa dupla original.

Gravado no Abbey Road Studios, o álbum chegou a Nº 1 de vendas no Reino Unido e a Nº 55 nos EUA, onde chegou a disco de ouro em Março de 1994.
A capa do disco é uma das mais enigmáticas da história da música. A rês Lullubelle III, uma cruza das raças holandesa e normanda (ao contrário de suas colegas da contracapa, puramente holandesas), foi fotografada em uma propriedade rural do interior da Inglaterra.
A gravadora pagou ao dono da propriedade cerca de mil libras pelos “direitos de imagem” do animal. A propriedade virou ponto turístico, e Lullubelle, uma celebridade do showbusiness mundial.

As duas faixas mais longas são uma progressão de anteriores peças instrumentais dos Pink Floyd tais como
"A Saucerful of Secrets"; A primeira é dividida em seis partes e é tocada com uma orquestra completa e a segunda é um instrumental em três partes com efeitos sonoros e diálogos entre cada parte.
É um dos discos mais importantes da história do rock mundial. “Atom Heart Mother”, a música, se apresentou como uma grande peça teatral, subdividida em seis atos. O resultado foi grandioso. A gravação contou com estrutura digna de uma orquestra sinfônica, estando presentes um cello solo, uma dezena de instrumentos de sopro – com destaque para o solo de trompas francesas – e um coral de 20 pessoas, sob a regência do maestro John Alldis.



                                                        Queen - A Day at the Races - 1976
Álbum de vinil com capa dupla original.

A Day at the Races é o quinto álbum do grupo Queen. Nos últimos anos, uma série de publicações citaram A Day at the Races como um dos melhores trabalhos da banda. O álbum alcançou a posição número um no Reino Unido, Japão e Países Baixos. Ele alcançou o número cinco nos eua, foi 200 na Billboard e foi o quinto álbum do Queen a virar disco de ouro(500,000 unidades vendidas), nos Eua posteriormente, alcançou status de platina (um milhão de discos vendidos).
Destaques:  Somebody to Love  ,  Tie Your Mother Down  ,    Good Old-Fashioned Lover Boy.
 



Queen - A Night at the Opera - 1975

Álbum de vinil com capa dupla original.
A Night at the Opera é o quarto álbum de estúdio do grupo Queen.
Na época de seu lançamento, foi considerado o álbum mais caro já registrado.Um grande sucesso comercial, A Night at the Opera foi votado pelo público e citado por publicações de música como um dos melhores trabalhos do Queen e um dos melhores álbuns já gravados.
O álbum leva o nome do filme dos Irmãos Marx  A Night at the Opera , que a banda assistiu uma noite no complexo dos estúdios durante a gravação. Ele foi originalmente lançado pela EMI no Reino Unido, onde liderou as paradas por quatro semanas, e pela Elektra Records nos Estados Unidos, onde chegou ao quarto lugar.
Destaques:  Love of My Life  , Bohemian Rhapsody  ,  You're My Best Friend.




VAN HALEN - MCMLXXXIV - 1984
Álbum de vinil.

Sexto álbum do Van Halen e um dos mais populares da banda,se tornou um sucesso e emplacou hits diversos como "Jump", "Panama","Hot for Teacher" e "I'll Wait". 1984 apresenta um Van Halen brilhante com um Eddie Van Halen muito inspirado na guitarra e é o último disco com o vocalista David Lee Roth.
A música Jump se tornou o maior hit da banda, com direito até a teclado tocado por Eddie Van Halen e um clipe que virou clássico.



 James Brown - Funk Power 1970: A Brand New Thang

Pra começar em grande estilo, o disco abre com o clássico das pistas em sua versão definitiva: Get Up I Feel Like Being A Sex Machine.
Este álbum é muito importante como obra e como marco divisor na carreira de James Brown por optar por um novo direcionamento
musical, além de ser um estalo de brilhantismo do mestre do show-business.
Tudo começou quando Maceo Parker e seus companheiros do lendário JBs (que era o grupo que acompanhava Brown), foram por ele
demitidos repentinamente por causa de uma disputa salarial em março de 1970.
James contratou imediatamente um bando de adolescentes desconhecidos para substituir os veteranos do JBs.
A nova banda era composta pelo baixista Bootsy Collins, seu irmão Phelps mais Clayton Gunnels, Daryl Johnson, Robert
McCullough e Frank Waddy. Quase todos em seguida se tornariam a base do Funkadelic/Parliament de George Clinton.
James Brown trabalhou cerca de um ano com esse time de músicos inovadores e desta colaboração fervilhante nasceu o verdadeiro
e inigualável Funk. Mais que um estilo, um jeito de groovar diferente com um baixo pesado,bateria crua e acentuações quebradas.
Gravado em 1970 e lançado somente em 1996, o disco documenta a reinvenção da soul music através do Funk por James Brown.
Várias músicas deste álbum já haviam sido gravadas com a formação clássica dos JBs mas soavam menos explosivas.
Os veteranos altamente qualificados do antigo JBs de Maceo Parker soavam como uma orquestra filarmônica comparados com o
Funk radical e selvagem destes jovens do novo JBs de Bootsy Collins.
Essa garotada com sangue e suingue novo fizeram de James Brown, fundador e maior expoente da explosão Funk nos anos 70.
Deguste e descubra o prazer de ouvir o verdadeiro FUNK!


OFF THE WAll - 1979
The "King of Pop" não apareceu do nada. Michael Jackson já havia pulado, cantado e dançado muito como astro mirim e líder do Jackson 5 e do The Jacksons, bandas onde trabalhava com toda a sua família mas sempre brilhando mais que todos, como um verdadeiro showman.
Este foi o primeiro álbum solo da fase adulta de Michael Jackson e deu início a uma nova fase em sua carreira. Ele queria que este álbum fosse o máximo e para tal, chamou Quincy Jones para produzi-lo e fazê-lo soar diferente do som que fazia com os Jacksons. Este trabalho deu início a uma parceria de muito sucesso com Quincy Jones que também produziu os álbuns seguintes de Michael:"Thriller" e "Bad".
Michael queria uma música perfeita para se encaixar com a sua voz e ao mesmo tempo privilegiar seus passos de dança.
Ele estreou neste disco como compositor e criou Don't Stop 'Til You Get Enough, que chegou ao 1º lugar da parada.
Lançada como compacto em 79, lhe rendeu o primeiro Grammy desde o início da década, o de "Desempenho Vocal R&B Masculino". Várias figuras de peso contribuiram com músicas para este álbum; como Paul McCartney, que havia feito alguns anos antes "Girlfriend" para Michael e Stevie Wonder que contribuiu com "I Cant't Help It".
Rod Temperton compos logo três músicas; "Burn This Disco Out", "Off The Wall" e "Rock With You"; esta última com enorme sucesso e também 1º lugar na parada.
Na faixa "It's The Falling In Love", Jackson gravou um dueto com Patti Austin, lendária cantora apadrinhada por Quincy Jones e Dinah Washinton e que assinou o seu primeiro contrato com apenas 5 anos de idade; precoce como Michael.
Numa lista dos 500 melhores álbuns de todo os tempos da revista "Rolling Stone", "Off The Wall" figura em 68º lugar e é na minha opinião um discão imperdível.


Ouça, dance e se emocione de novo!
  
Sérgio Mendes - "Timeless"   (2006)

Este é o novo álbum do pianista brasileiro Sérgio Mendes, conhecido nos Estados Unidos como "rei da bossa-nova".
A produção do álbum ficou por conta de Will.I.Am da Banda Black Eyed Peas, o que faz com que sua sonoridade seja atual e dançante.
Com 15 músicas, o álbum é um projeto bem interessante e traz a fusão do hip-hop com samba, bossa, jazz e R&B, renovando canções antigas como a primeira faixa, "Mas que Nada", de Jorge Ben Jor e "Bananeira" de João Donato, com releitura raggaton. Destaque também para: "Samba da Benção", na voz de Marcelo D2, "Surfboard", com um belíssimo arranjo de piano e "The Frog", outra de João Donato que ouvi muito na voz de Tim Maia
("A RÃ").


Outros estilos musicais brasileiros aparecem no disco, como na embolada "Fo?-Hop", além de "Loose Ends" que mais parece um samba de roda.
As participações especiais são estelares como: Stevie Wonder, Erykah Badu, Justin Timberlake, John Legend, Marcelo D2 e Jill Scott entre outros.


Vale a pena conhecer este caldeirão de influências misturado com a mais pura bossa-nova.

Tim Maia - Racional Vol. 1 e 2 (1975)

Tim Maia Racional foi lançado originalmente em 1975 pelo "síndico" da MPB em dois volumes.
O disco, faz parte de um momento da vida de Tim um tanto quanto particular.
Nessa época, ele fazia parte da seita Universo em Desencanto e gravou o álbum para divulgar as idéias defendidas pelo grupo.
Não demorou muito para Tim se 'desencantar' com a cultura antes defendida.
Mas o álbum está aí e é considerado por muitos críticos um dos mais interessantes da carreira do artista.
Prova disso é a grande procura por ele em sebos e coleções particulares.
Percebe-se o vozeirão de Tim Maia limpo e no seu auge; pois nessa época ele estava afastado de todos os tipos de vício, bebida e drogas.
A carreira de 28 anos de Tim Maia historicamente é dividida em três fases: a de 1969 a 75 que teve seu final marcado pelo seu encontro com o livro da filosofia Racional; a de 75 a 77, que foi a fase Racional propriamente dita, e a de 77 a 97 que foi o período em que intensificou sua produção.

Aretha Franklin


Cantora norte-americana de gospel, soul e R&B que virou ícone da música negra; Aretha Franklin, filha de um pregador de Detroit, nasceu Aretha Louise Franklin em Memphis (EUA) em 25 de março de 1942, e começou cantando o evangelho (como tantos outros negros, futuras estrelas dp pop e do soul). Suas raízes no gospel sempre foram profundas. Com suas írmãs Carolyn e Erma ela cantou na Igreja de Detroit onde seu pai, reverendo C.L. Franklin atuava na década de 50.
Ela gravou seu primeiro registro gospel nos anos 50 ainda adolescente, e então foi para o pop com uma série de gravações nos anos 60 pela Columbia que não alcançaram sucesso.
Em 1967 ela assinou com a Atlantic Records e a partir daí gravou grandes clássicos do R & B, que fizeram a sua reputação.
Tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll em 3 de Janeiro de 1987.
Ela é reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música e é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy .
O estado de Michigan chegou a declarar a voz de Aretha como sendo uma maravilha da natureza.
Ao lançar este álbum, Aretha já era a lady Soul, a maior voz da América.
Ela era dona da voz mais doce e perfeita que o mundo já ouvira, uma representante das mulheres com suas canções que falavam de maneira incisiva sobre o universo feminino e as injustiças que sofriam. Nos anos 70, Aretha era muito mais do que uma tremenda estrela; Aretha era um símbolo.
Aretha Franklin foi a cantora que fez mais do que qualquer artista para trazer a música negra para o mainstream musical, apenas superada neste quesito por James Brown.

Este disco dispensa comentários.
Vou dizer apenas que a primeira faixa "Think", foi regravada e faz parte da trilha sonora do filme "The Blues Brothers" - "Os Irmãos cara-de-pau" e a segunda faixa é o clássico de Burt Bacharah " I Say a Little Prayer" que é uma melodia obrigatória em quase todas as festas de casamento.
O resto é bônus!


Sérgio Mendes & Brasil'66

Sérgio Mendes hoje é conhecido no Brasil pela parceria feita com o Black Eyed Peas.
Mas a coisa vem de muito tempo atrás. Nascido em Niterói no Rio de Janeiro em 1941, estudou piano e ainda muito jovem passou do clássico para o jazz.
Na década de 60, foi o líder do Sexteto Bossa Rio, que teve um álbum arranjado pelo maestro Tom Jobim.
Excursionou por diversos países sempre com sucesso de crítica e público, por sua música, ao mesmo tempo rebuscada e super dançante.
Após este período ele formou outra banda:
Brazil 66. Tendo como carro-chefe a música "Mas Que Nada" de Jorge Ben e apoiado por Herb Alpert, que vivia o auge de seu sucesso liderando o conjunto Tijuana Brass; Sérgio Mendes lança este petardo que vendeu cerca de um milhão de cópias ao redor do globo terrestre.
Com o Brazil 66, ele conquista de vez o mundo.

Elvis Presley - Greatest Jukebox Hits

Elvis - Greatest Jukebox Hits é um apanhado das canções mais solicitadas de Elvis nas jukebox dos EUA e que formam um retrato fiel da carreira e dos maiores hits do ídolo.

A BBC lançou o resultado de uma pesquisa feita por críticos sobre as canções, filmes, TV e livros que mudaram o mundo. Elvis ficou em segundo lugar com a música "Heartbreak Hotel".

Elvis Presley foi considerado pela história como o rei do rock.
Tudo isso devido ao seu talento e pioneirismo. Estima-se que Elvis tenha vendido mais de 1,5 Bilhões de cópias, dentre LPs,Cds e Filmes, superando assim qualquer artista que já tenha existido na face da Terra. Por sua carreira ter sido preenchida por vários marcos, a sua obra ainda hoje se mantém intacta e distinta. Ele é detentor de um infindável número de sucessos, tanto em relação a canções como em álbuns po todo o planeta, sendo apontado como o detentor do maior número de sucessos conferidos a um único artista popular.
Em 1973 Elvis realizou um especial de televisão que marcou a história das telecomunicações, chamado de Aloha From Hawaii,
sendo transmitido por Satélite para mais 40 países ao redor do globo. Para se ter uma idéia, na Coreía e em Hong Kong, a audiência foi de 70%, e nas Filipinas, foi de incríveis 90%. Mais de um bilhão de espectadores assistiram ao show mo mundo inteiro, e posteriormente os Estados Unidos, em Abril, gerando tantos espectadores no país que hoje ainda detêm a maior audiência Americana, com mais de 50% das televisões sintonizadas no especial. A ida do Homem à Lua era então o maior sucesso de audiência, sendo quebrado por ele. Elvis Presley foi eleito o melhor cantor popular de todo os tempos em eleição realizada pela conceituada revista britânica "Q". Elvis ficou a frente de nomes com Frank Sinatra, Freddie Mercury, Aretha Franklin e etc...



The Best Of Ray Charles

É muito difícil eleger uma coletânea perfeita para a extensa e genial carreira de Ray Charles, mas enfim surgiu a definitiva. Se você simplesmente gosta de música boa, não pense, compre e deleite-se.
A sequência de músicas é em ordem cronológica

crescente, abrindo com a arrasadora mistura de blues e gospel "I've Got a Woman"de 1954.
Na seqüencia vários clássicos dos anos 50 como: "Hallelujah (I Love Her So)",
"(Night Time Is) The Right Time" e "What'd I Say". Logo após, chegamos aos anos 60 quando o gênio explora seu lado country e imortaliza canções como: "Georgia on My Mind"
e "I Can't Stop Loving You." Ataques de metais arrasadores em "One Mint Julep", o grande
estouro "Hit The Road Jack" e "Unchain My Heart" são sensacionais. Depois ouça com atenção
"You Are My Sunshine" e reconheça o hit-reggae que estourou na voz de Papa Winnie com o
nome de "Rootsie & Boopsie" em 1991.
DJ Animal também é cultura.
 

Banda Black Rio - Maria Fumaça (1977)
 Álbum de estréia da Banda Black Rio de 1977, ainda hoje depois de mais de 30 anos de seu lançamento,
"Maria Fumaça" é insuperável. A faixa-título e de abertura já dá uma boa noção do restante do álbum,
naipes de metais suingados conversam com a guitarra soul e uma cuíca de um dos quatro percussionistas
da sessão rítmica; baixo funk, bateria samba e teclados jazzísticos. É suingue pra gringo passar mal.
No Brasil, apesar de cultuada por poucos, a banda penou para sobreviver e sofreu ataques dos críticos que não aceitaram bem a mistura de samba com jazz, tão original, desta verdadeira obra-prima tupiniquim. 


 Milton Banana - Balançando com Milton Banana Trio (1966)

Um verdadeiro Power-Bossa-Samba-Jazz Trio brasileiro, num disco muito difícil de achar, muito prazeroso de ouvir e muito raro das pessoas conhecerem, ou até lembrarem. Totalmente instrumental e só com pérolas da MPB, é um "must" auditivo.
Milton Banana é tido como o músico que levou a Bossa Nova à bateria. Tinha um som vibrante e contagiante, diferente do estilo devagar, baixinho e sussurado, que muito marcou e rotulou a nova onda mundo afora. E ele tocou lá também, no mundo afora,
talvez tanto quandto tocou aqui. Com ótima técnica, Milton Banana produziu uma sonoridade que colocava em patamar musical tal, onde leleera um baterista que tinha uma banda, e não o contrário. E fazendo música instrumental, o que sempre foi mais difícil, mesmo no mercado brasileiro, mesmo no "Brazil`66".
Considerado "Rei do Ritmo", Milton Banana faleceu em 1999, no Rio de Janeiro, aos 64 anos. No seu velório chamava a atenção uma coroa de flores com os dizeres: " A Milton, a quem o Brasil não homenageou nem reconheceu nunca. Ass.: todos os músicos do Brasil", que se soube ter sido enviada por João Gilberto.
Acompanhe o texto que descreve esta pepita, presente à contra-capa do LP.
"Balancemos com Milton Banana Trio:
de Cidade Vazia a Barquinho diferente,
de São Salvador a Amanhã.
de Sonho de Carnaval a Feitinha pro Poeta,
de Aruanda a Tristeza,
de Ora Bolas a Encanto Triste,
balancemos sempre.

E nessa oscilação musical a temática é sempre a mesma:
balanço em ritmo de bossa nova.

Tão de agora, tão imprescindível!
(Segundo o velho Vinicius.)
Tristezas e alegrias se mesclando,
presentes no disco inteiro;
enquanto o piano faz com que perdure o balanço,
e os toques de nastalgia sejam dados pelo vigoroso contrabaixo.

E, para completar esta harmonia perfeita, os toques trigueiro dados pela bateria, pitadinhas a pitadinhas.
Quando o balanço findar, as músicas vão continuar em você.

Com o piano de Cid tocando ainda,
o contrabaixo de Mário chorando ainda,
e a bateria de Milton Banana arranhando ainda em você.

Você vai ver..."

Deliciem-se! E fiquem parados, se conseguirem.